segunda-feira, agosto 11, 2008

difficult........


My english is not perfect

Eu assumo que meu inglês é “embromacion”, mas aquele de atriz, digno de Oscar e Leões. É faltou um pouco de modéstia.
Axl me liga ( não tem nada a ver com Axl Rose). Ele me disse para eu comparecer numa entrevista bilíngüe para um evento da Loreal e eu tratei de rir do outro lado da linha. Bilíngüe? Você tá louco Axl? Ele me disse que eu era bilíngüe, se eu não lembrava do evento da Vale do Rio Doce. Foi uma entrevista toda em inglês que eu fui no carão, cara de pau mesmo, fui dominando a situação e arrasei.
Incentivada pelas lembranças, resolvi partir para a nova tentativa.

Ao chegar ao Sofitel achando que estava tudo sobre controle, encontro as outras meninas para a entrevista esperando no hall de entrada. Escuto uma delas dizer que morava no Rauai, isso mesmo, não é Hawai. É RA-U-A-I. Aquilo me gerou um mal-estar geral, um domínio do inglês que parecia que era uma nativa hawaiana que falava português. Fiz o carão e me mantive firme, fazendo o tipo de mulher super ocupada e que estava ali disponibilizando um precioso tempo. A estratégia era ficar ali, de pé e demonstrar certa distância. A equipe para entrevista chegou. Entramos todas numa sala e formamos duplas para cada uma entrevistar sua dupla em INGLÊS.
Fui no embromacion depois de dar uma ensaiada com a minha dupla.

Quando recebi o telefonema me senti a poliglota. Fui chamada. Sabia! O segredo é falar absurdos com segurança.
Primeiro dia do evento. Fiquei no HI! HELLO!GOOD MORNING! E passa um gringo mega simpático:
-Hi!
Eu respondo: - HI!
A partir daí todos os dias ele me cumprimenta.
-HELLO AGAIN!
E eu:
-HELLO AGAIN!
Eu gostei desse cara, a gente começou a criar uma relação só no cumprimento, mas como toda a relação alguém dá um passo adiante alguma hora, aquele passo para a intimidade, falar uma bobeirinha qualquer e...acabou vindo dele.

-HELLO AGAIN!
E eu:
-HELLO!
Ele chega mais pertinho e diz: -#$%¨!
E eu: - Sorry?
Ele tenta novamente e nada.
Outra tática usada é assumir diante dos fatos a verdade.
-My english is not perfect.
-Ok, no problem.
Responde o gringo muito simpático.

A etapa seguinte é abrir um sorriso paquita e simpático, que é uma das melhores formas de contornar. Hahaha. Aquela coisa exagerada.
No dia seguinte o gringo me aparece com a família e se aproxima para me apresentar. Pânico geral. Se eu pudesse me desintegrava, tele-transportava, ia para a linha de fogo do Iraque, mas ali não podia ficar.

- This is my Family. FALA O GRINGO.
- Hello! ( E agora o que eu falo? Pensa ...pensa..pensa..vai jú...vai...GLUP) – Nice to meet you,( Uhu lembrei das aulas de inglês do livro TIC TAC TOE) – My names is July and you? And you? And You?
Depois de dar dois beijinhos em todas três e elas responderem o nome, sorri de novo e....força...vai meu “TIC TAC TOE”...e...
-Beautiful family! Hahaha!
Ele sorriu e elas também. Naquele momento éramos antigos amigos numa mesa de bar. O riso continuou e passou um pouquinho do tempo, mas continuou. Eu estava impedindo que se formasse um buraco e...
- Ok! Excuse me. Bye bye. The work is calling me.
Não acredito. Estava indo tão bem e acabou assim? Achei que ia fazer um fechamento triunfal
-No July! No July! Oh My God!
Entrei correndo no lounge e fiquei no lugar de outra menina para distribuir brindes. Chega o primeiro cara e fala chinês comigo, chinês mesmo. Eu suo frio e me dou conta de onde estou e que para dar o brinde, eu preciso checar seu nome e de qualquer um que esteja ali, seja grego ou africano.
-Your name please?
Ele responde, mas não adianta nada.
-Where are you from?
Ele responde: - China.
Ponto pra mim, sabia de onde ele era.
- Your name?
Minhas mãos suam mais, o som fica mais alto e tudo fica desagradável.
-Let me see your name?
Mais uma idéia julianesca. Ele tinha crachá!Tá vendo! Eu sou sinistra, uma gênia. Esse foi meu mecanismo de trabalho. Fui me sentindo mais segura e aí tentava avanços como elogiar a cidade que ele vinha. O problema é que desencadeava uma conversa monólogo, porque só o cara entendia e eu dizia:
-Yes. Oh! Serious!
E fingia não poder mais dar continuidade para a conversa devido a carga de trabalho. Lia papéis fantasmas, escrevia nenhuma coisa e atendia telefonemas mudos.
-Just a minute.

Vocês sabem que eu acho que as pessoas antipáticas funcionam dessa forma, elas na verdade não sabem o que dizer e o que fazer e tem medo de arriscar, então a técnica é ser impaciente e mega ocupada. O maravilhoso desse blog é que eu acabo entendendo ou desentendendo de vez tudo.

Versão da música “Escravos de Jó ” em INGLÊS E ESPANHOL, numa versão julianesca.

Primeiro pra quem não conhece em português( que não teve infância) :

“ Escravos de Jó, jogavam cachangá,
Tira,bota, deixa o Zé Pereira ficar,
Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig zá,
Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig zá.”

INGLÊS

“ Slaves in the Jó, games the cachangó,
Up, dow, left Sr.Pereira stay,
Fighter and fighter make zig zig zó,
Fighter and fighter make zig zig zó.”

ESPANHOL

“Siero de Ró, rogavam carrangá,
Arranca, arroja, derra o Zé Pereira quedar.
Beliscosos, beliscosos razem zig zig zá,
Beliscosos, beliscosos razem zig zig zá.”

(Todos os direitos reservados para julianesca copy all right)

7 comentários:

Raquel Maldonado disse...

HAHAHAAHAH, Amei o escravos de jó, hahahahaha. Ai Jú só vc mesmo, vem cá hoje roal ou não rola filme com essa pessoa megaocupada com eventos?

Muito bom,

See you to nigth, my sister twin!
Kisses

Flávia Moreira disse...

kkkkkkkkkkkkkkk, só pra ficar diferente do hahahaha da sua amiga Rã.
Saudade de tu tatu.
Entãoo vc sumiu por uma boa causa...job....that's great!lol
Tmb atualizei meu Brog..passa e vê.
E n me diga q os acentos estão ruins prq meu computador de bordo é spanish heim cat!
ashuashuashua, bjokas senão acabo blogando aqui sem querer..rssss

Anônimo disse...

F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!
Sempre adoro as coisas q vc escreve, mas esse "difficult" em si é maravilhoso, Girassol!! Sua dose de humor está maravilhosa!
Saudades imensas!
Nao deixe nunca de escrever e, muito menos, de nos avisar que tem texto novo pra gente dar umas boas gargalhadas do lado de ca!
Te amo!
Saudades!!
Fant

Anônimo disse...

esse blog ainda vai ficar famoso.
beijos da sua cunhada

Juliana Luna disse...

Piriguetee!olha eu falo ingles e espanhol e trabalhei com vc no evento da Vale sua cara de pau...eu nao sabia q vc nao falava ingles...ou alias...sabia mas esqueci...pq vc finge q sabe e engana ate quem sabe...ahh...vc entendeu!!!hoiauhaoiuahoiauha
mas vc nao tem noçao d como eu ri das musicas dos escravos em ingles e espanhol...eu me mijei!!!!fora as nossas aventuras como bailarinas da petrobras...pq vc nunca escreveu disso???nos hoteis da vida afora...nas transpetro do Brasil...acho q vc tem q escrever disso...do sugador de energia positiva!!!hoaiuhaouaihaiuha...abafa!
beijos sua desmiolada...ta mtu foda o blog!
Juh Luna

Anônimo disse...

Ju, adorei seu blog. Ri muito com as versoes de escravos de jó. Me lembrei da época, aquele tempo passado...
Um beijo

Anônimo disse...

Estou aqui mais uma vez dando gargahadas!!
Posso ler mil vezes que irei achar graça em todas elas!!!
É muito bom!!!!
bjokas,
fant